Na Paraíba, eleitor pode justificar ausência em qualquer seção no dia da votação

Justificativa também pode ser feita pelo e-Título; procedimento estará disponível das 8h às 17h neste domingo (4)
O eleitor que estiver fora do município onde vota neste domingo (4), primeiro turno das Eleições 2026, poderá justificar a ausência em qualquer seção eleitoral da Paraíba. Neste ano, não haverá mesas específicas para justificativa no estado. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), todas as seções estarão aptas a receber o procedimento.
A justificativa presencial poderá ser feita das 8h às 17h. O eleitor deve apresentar documento oficial com foto e preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível nos locais de votação ou previamente pela Justiça Eleitoral. Quem justificar no próprio dia da eleição não precisa apresentar documentos que comprovem o motivo da ausência.
Também é possível fazer a justificativa pelo aplicativo e-Título. O eleitor deve acessar “Mais opções” e, em seguida, “Justificativa de ausência”. O aplicativo utiliza a localização do celular para confirmar que a pessoa está fora do município onde possui domicílio eleitoral. Para isso, é necessário manter a localização do aparelho ativada e permitir que o aplicativo tenha acesso a ela.
Quem não conseguir justificar no domingo terá até 3 de dezembro de 2026 para regularizar a ausência referente ao primeiro turno. Nesse caso, a justificativa poderá ser apresentada pelo e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral ou presencialmente em cartório eleitoral, mas será necessário apresentar documentação que comprove o motivo da ausência.
A justificativa vale apenas para o turno em que o eleitor deixou de votar. Caso também não compareça a um eventual segundo turno, marcado para 25 de outubro, será necessária uma nova justificativa. O prazo referente ao segundo turno termina em 8 de janeiro de 2027.



