Envie-nos seu Contato

Edit Template
Edit Template

Envie-nos seu Contato

Edit Template
Edit Template

Copom faz primeira reunião do ano para definir taxa básica de juros

Nesta terça-feira (30), o Banco Central (BC) iniciou a primeira reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic. O Comitê de Política Monetária (Copom) conduzirá o encontro, que se estenderá até quarta-feira (31).

A expectativa é de que o Copom reduza a Selic em 0,5 ponto percentual. O mercado financeiro projeta que a taxa, atualmente em 11,75%, seja reduzida para 11,25%, conforme indicado pelo boletim Focus do BC.

Essa expectativa é reforçada pela ata da reunião anterior do Copom, divulgada em dezembro, na qual o comitê afirmou unanimemente a intenção de seguir com o atual ritmo de cortes da Selic nas próximas reuniões.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, confirmou que a ata servia como guidance para as duas primeiras reuniões do Copom em 2024.

Outro indicador que reforça essa expectativa é o comportamento da inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrou 2023 com alta acumulada de 4,62%, dentro do intervalo da meta estipulada pelo BC.

As projeções de analistas do mercado financeiro para a inflação de 2024 têm sido reduzidas nas últimas quatro semanas, conforme o boletim Focus. A estimativa mais recente é que o IPCA encerre o ano em 3,86%. Para a Selic, a projeção permanece estável em 9% para o final deste ano e 8,5% em dezembro de 2025.

Se confirmada, a redução de 0,5 ponto percentual será o quinto corte seguido na Selic desde agosto, quando o BC interrompeu o ciclo de aperto monetário anterior e começou a reduzir os juros.

De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, em resposta à alta dos preços de alimentos, energia e combustíveis. Posteriormente, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas, de agosto de 2022 a agosto de 2023.

Antes do início do ciclo de alta, a Selic havia sido reduzida para 2% ao ano, o nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986, como estímulo à produção e ao consumo durante a contração econômica causada pela pandemia de covid-19. A taxa permaneceu no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.

O Copom se reúne a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro, são apresentadas análises técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial, além do comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do colegiado, composto pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradição que aponta para o futuro

A História

Fundado em 7 de maio de 1908, na antiga Parahyba do Norte, o jornal O Norte foi criado pelo jornalista e advogado Oscar de Castro Soares, com o apoio de seu irmão Órris Eugênio Soares. Desde o início, destacou-se pela ousadia editorial, pela qualidade gráfica e pela independência de pensamento — qualidades que o tornaram um dos veículos mais respeitados da imprensa nordestina.

Ao longo do século XX, O Norte noticiou e analisou os grandes acontecimentos do Brasil e da Paraíba. Esteve presente nos debates políticos mais intensos, atravessou períodos de censura e transformações sociais, e construiu um legado que marcou gerações.

O Retorno

Após um período fora de circulação, O Norte retomou suas atividades em 2019, com uma proposta moderna e conectada com os novos tempos. O retorno foi consolidado com o registro oficial da marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), sob os números: • 913859516 – registrado em 07/12/2017 • 929013409 – registrado em 22/12/2022

Propriedade

A marca O Norte é atualmente de propriedade da empresa Metaverso Brasil Ltda, que assumiu a missão de preservar sua história e ao mesmo tempo impulsionar sua renovação no ambiente digital.

Nosso Presente

Hoje, O Norte se reinventa como um projeto de comunicação multiplataforma, com atuação em: • Jornalismo digital e cobertura regional • Produção de conteúdo audiovisual • Memória e preservação histórica • Redes sociais e linguagem contemporânea Mais do que um veículo de informação, O Norte reafirma sua vocação como uma bússola editorial — referência crítica, ética e cultural para a Paraíba e o Brasil

Feed do Instagram

Edit Template

Mais do que um veículo de informação, O Norte reafirma sua vocação como uma bússola editorial, referência crítica, ética e cultural para a Paraíba e o Brasil.

Você foi inscrito com sucesso! Ops! Algo deu errado. Tente novamente.
© 2025 O Norte Todos os Direitos | Desenvolvido por Sow Vision
Mais do que um veículo de informação, O Norte reafirma sua vocação como uma bússola editorial, referência crítica, ética e cultural para a Paraíba e o Brasil.
Você foi inscrito com sucesso! Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

Contato

Nossa Política

© 2025 O Norte Todos os Direitos | Por Sow Vision