Tradição
Informação
Credibilidade

O NORTEFundado em 1908

A Paraíba
em todas
as suas histórias

Política

Paraíba chega a 537 denúncias eleitorais e supera total do 1º turno de 2022

Por Redação · Publicada em

Foto: TRE/PB

A Paraíba registrava 537 denúncias de possíveis irregularidades eleitorais até a manhã desta quarta-feira (23), segundo levantamento baseado em dados do Pardal, sistema da Justiça Eleitoral. O número supera em 72 ocorrências o total de todo o primeiro turno de 2022, quando foram contabilizadas 465 denúncias, uma alta de cerca de 15,5%.

João Pessoa lidera os registros deste ano, com 146 denúncias, seguida por Campina Grande, com 134. Bayeux aparece com 31, Patos com 24 e Santa Rita com 22. Em Campina Grande, o total já supera as 84 ocorrências registradas durante todo o primeiro turno de 2022.

As candidaturas a deputado estadual concentram o maior número de denúncias, com 187 registros. Na sequência aparecem partidos, coligações ou federações, com 99; deputado federal, com 98; governador, com 96; senador, com 46; e presidente da República, com 11.

Entre os tipos de ocorrência, o uso de vias públicas aparece na frente, com 124 denúncias. Há ainda 97 registros relacionados a carro de som, minitrio ou trio elétrico, 53 envolvendo bens particulares, 46 ligados a comícios e showmícios e 37 referentes a bens públicos.

O Pardal está disponível desde 16 de agosto, início da propaganda eleitoral, e permite o envio de informações sobre possíveis irregularidades às autoridades eleitorais. A ferramenta é regulamentada pela Portaria nº 451/2026 do TSE.

Os números não significam que 537 infrações tenham sido comprovadas. Os registros são denúncias encaminhadas para análise da Justiça Eleitoral. Como o primeiro turno será realizado em 4 de outubro, o total ainda pode aumentar até o fim da campanha.

Eu publicaria exatamente nessa estrutura. Ela mantém o dado forte na abertura, evita interpretação além do que os números permitem e deixa a distinção entre denúncia e irregularidade comprovada bastante clara.