Lula participa de comemoração de 90 anos da USP

0
28
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Na noite desta quinta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia de celebração dos 90 anos da Universidade de São Paulo (USP) na Sala São Paulo, região central da cidade. Durante a cerimônia, a Universidade concedeu a Medalha Armando de Salles Oliveira a entidades que desempenharam papel de grande relevância na parceria com a USP ao longo dos anos. Instituída em 2008, a medalha é uma homenagem da Universidade às pessoas e instituições que contribuem para sua valorização e desenvolvimento, sendo Lula um dos contemplados.

Em seu discurso, Lula parabenizou a universidade pela formação de inúmeras autoridades que serviram no governo e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e crescimento do país, continuando a prestar seus serviços. Ele expressou sua gratidão à USP, mesmo não tendo tido a oportunidade de estudar lá, destacando o papel fundamental desempenhado por mulheres e homens da USP na construção do país.

Lula também enfatizou que a USP, a cada dia, reflete cada vez mais a diversidade do Brasil, não sendo mais concebida apenas como o centro de São Paulo, mas como a representação do povo brasileiro, especialmente da periferia. Ele destacou que atualmente mais da metade dos estudantes da USP provêm de escolas públicas, demonstrando que, mesmo com a implementação do sistema de cotas, a Universidade de São Paulo está evidenciando que fazer parte do centro do conhecimento não requer ter nascido em berço de ouro.

O presidente reforçou a importância do esforço individual e da aproveitar as oportunidades oferecidas pelo governo para a juventude menos favorecida, ressaltando que é possível alcançar o berço do conhecimento independentemente da origem socioeconômica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

catorze − 12 =