Envie-nos seu Contato

Edit Template
Edit Template

Envie-nos seu Contato

Edit Template
Edit Template

Ipea: inflação continua menor para famílias com renda mais baixa

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quarta-feira (13) que a inflação oficial para famílias de renda mais baixa em novembro deste ano continuou sendo inferior àquela das famílias com renda mais alta, como nos cinco meses anteriores.

Segundo o Ipea, em novembro, a inflação para famílias com renda muito baixa, baixa e média-baixa aumentou de 0,13% em outubro para 0,20% em novembro. A inflação entre as pessoas com renda média passou de 0,22% para 0,23%.

Para aquelas com renda média-alta, a inflação permaneceu em 0,23%. Já entre as pessoas de renda alta, o aumento de preços foi de 0,55% para 0,58%.

O Ipea destaca que, em novembro, o principal impacto inflacionário para as classes de renda mais baixas veio do grupo “alimentos e bebidas”, com aumentos em produtos como arroz (3,7%), feijão-preto (4,2%), batata (8,8%), cebola (26,6%), carnes (1,4%) e aves e ovos (0,53%).

Os gastos com habitação também pressionaram o orçamento das famílias de renda mais baixa, principalmente devido ao aumento de 1,1% nas tarifas de energia elétrica. Para as famílias de renda mais alta, os maiores impactos inflacionários no mês foram a alta de 19,1% nos preços das passagens aéreas e de 0,76% nos planos de saúde.

No acumulado de 12 meses, a inflação apresenta variação de acordo com a faixa de renda: muito baixa (3,38%), baixa (3,85%), média-baixa (4,40%), média (4,93%), média-alta (5,24%) e alta (6,09%).

A inflação oficial é mensurada mensalmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Ipea utiliza os dados do IBGE para realizar a divisão da inflação por faixa de renda.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradição que aponta para o futuro

A História

Fundado em 7 de maio de 1908, na antiga Parahyba do Norte, o jornal O Norte foi criado pelo jornalista e advogado Oscar de Castro Soares, com o apoio de seu irmão Órris Eugênio Soares. Desde o início, destacou-se pela ousadia editorial, pela qualidade gráfica e pela independência de pensamento — qualidades que o tornaram um dos veículos mais respeitados da imprensa nordestina.

Ao longo do século XX, O Norte noticiou e analisou os grandes acontecimentos do Brasil e da Paraíba. Esteve presente nos debates políticos mais intensos, atravessou períodos de censura e transformações sociais, e construiu um legado que marcou gerações.

O Retorno

Após um período fora de circulação, O Norte retomou suas atividades em 2019, com uma proposta moderna e conectada com os novos tempos. O retorno foi consolidado com o registro oficial da marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), sob os números: • 913859516 – registrado em 07/12/2017 • 929013409 – registrado em 22/12/2022

Propriedade

A marca O Norte é atualmente de propriedade da empresa Metaverso Brasil Ltda, que assumiu a missão de preservar sua história e ao mesmo tempo impulsionar sua renovação no ambiente digital.

Nosso Presente

Hoje, O Norte se reinventa como um projeto de comunicação multiplataforma, com atuação em: • Jornalismo digital e cobertura regional • Produção de conteúdo audiovisual • Memória e preservação histórica • Redes sociais e linguagem contemporânea Mais do que um veículo de informação, O Norte reafirma sua vocação como uma bússola editorial — referência crítica, ética e cultural para a Paraíba e o Brasil

Feed do Instagram

Edit Template

Mais do que um veículo de informação, O Norte reafirma sua vocação como uma bússola editorial, referência crítica, ética e cultural para a Paraíba e o Brasil.

Você foi inscrito com sucesso! Ops! Algo deu errado. Tente novamente.
© 2025 O Norte Todos os Direitos | Desenvolvido por Sow Vision
Mais do que um veículo de informação, O Norte reafirma sua vocação como uma bússola editorial, referência crítica, ética e cultural para a Paraíba e o Brasil.
Você foi inscrito com sucesso! Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

Contato

Nossa Política

© 2025 O Norte Todos os Direitos | Por Sow Vision