
João Paulo Medeiros
O vereador Roberto Cândido, do União Brasil, defendeu em discurso na Câmara Municipal de Junco do Seridó que servidores contratados pela prefeitura sejam pressionados a votar nos candidatos apoiados pela gestão. A declaração foi feita na semana passada e veio a público em vídeo divulgado nesta segunda-feira (7). Segundo o parlamentar, o prefeito deveria chamar os contratados individualmente e apresentar a chapa apoiada pelo grupo político.
Em outro trecho, Roberto Cândido afirmou que funcionários públicos insatisfeitos com atividades políticas ligadas à gestão deveriam deixar seus empregos e associou a manutenção do vínculo à gratidão pelo voto. O município é administrado por Paulo Fragoso, conhecido como Doutor Paulo, do PSB. De acordo com dados citados na reportagem com base no Sagres do Tribunal de Contas do Estado, Junco do Seridó possui 182 cargos comissionados, 69 contratados por excepcional interesse público e 220 servidores efetivos.
A fala ocorre em meio ao debate sobre assédio eleitoral no ambiente de trabalho e uso de vínculos públicos para influenciar o voto. A reportagem não atribui ao prefeito as declarações do vereador nem informa que a gestão tenha adotado a prática defendida por ele. Até a publicação consultada, não havia informação sobre eventual manifestação oficial do prefeito ou providência de órgãos de fiscalização em relação ao episódio.
O Norte, da Redação